sábado, 24 de setembro de 2011

A ARTE POÉTICA DE ELIAS LAYON

Elias Layon representa um dos maiores nomes no cenário das artes visuais de Minas e do Brasil. Artista dedicado e de talento refinado dedicou toda a sua vida à arte. Seu nome é referência em Mariana e Ouro Preto no cenário das artes.
Elias conviveu e aprendeu com outros artistas importantes, vale ressaltar que ainda criança frenquentava a Escola e Galeria de Herna Antunes. Na adolescência estudou os rudimentos de  perspectiva com Theo Lorehr. A arte realmente se fez companheira de Elias que em seu caminhar contou com a experiência de Estevão, aluno de Guignard. Mais uns passos, surge em sua vida Oscar Walzack, com quem pode esporadicamente pintar e estudar os impressionistas. Mencionamos também na trajetória da formação do artista : Jair Inácio, Augusto Rodrigues, Mário de Oliveira e Osmar Gonzaga.
Uma trajetória  marcante e laboriosa  no fazer e estudar a arte e seus fundamentos, levou o nosso artista a desenvolver um estilo próprio, marcado pela maturidade e habilidade técnica que exprime um caráter lírico, poético, que ele infunde em seus motivos: personagens, retratos, tradições locais e principalmente as paisagens de Mariana e de Ouro Preto sempre veladas pelas brumas, características da região e, já também do próprio artista.
O pioneirismo de Layon o levou a dedicar-se à escultura. O resultado deste desdobrar-se na arte de esculpir desvelou uma engenhosa faceta do artista. Suas esculturas em estilo Barroco, alcançaram em breve período de dedicação uma excelência técnica artística que imediatamente nos remete aos grandes nomes dos escultores coloniais brasileiros. 
A arte de Elias é a referência da arte em Mariana. Artista nobre, que dedica sua vida ao aprendizado e ao fazer artístico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário